5 de jun. de 2009

A cura pelo óleo de Girassol

Largamente utilisados na terapia holística e pela medicina ayurvédica, os óleos essenciais são fundamentais na aquisição de efeitos curativos e preventivos. Usados em massagens, também podem ser ingeridos, em alguns casos, e bochechados, como no caso que citaremos abaixo.

Dentre as propriedades terapêuticas, sugerimos o uso adequado do óleo de Girassol para tonificar o sistema circulatório, nervoso, digestivo e respiratório, prevenindo doenças crônicas, dentre outras ainda desconhecidas pela comunidade médica e terapêutica. Achamos interessante transmitir à vocês esta pesquisa sobre o óleo de girassol, pois trata-se de uma alternativa simples e natural de mantermos nossa saúde e bem-estar! Ela foi elaborada por um médico bacteriologista russo, Dr. Karach, e divulgada em 1991. Segundo ele, o procedimento é muito simples; Basta bochecharmos este óleo, sem engoli-lo. Desta forma estaremos promovendo dentro de nosso organismo, um verdadeiro processo de cura, onde é possível, de acordo com Karach, curar simultaneamente células, tecidos e órgãos de nosso corpo evitando a destruição da microflora. Esta terapia atua, ao mesmo tempo, em todo o organismo de maneira preventiva, aumentando o nosso equilíbrio e curando-o também.

Esta prática é indicada para tratar problemas como dores de cabeça, bronquite, dor de dente, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos, renais, encefalite e diversas doenças da mulher. É possível também tonificar o sistema circulatório, nervoso, digestivo e respiratório, prevenindo doenças crônicas.

*Como fazer:* • É necessário que o óleo vegetal utilizado, seja obtido com compressão a frio. • A medida correta é no máximo uma colher de sopa e no mínimo uma colher de chá. • Deve-se bochechar muito bem, fazendo com que o óleo se movimente por toda a boca, durante quinze a vinte minutos. Depois devemos cuspi-lo!!! • No início, ao colocarmos o óleo na boca ele é grosso, mas conforme vamos bochechando-o, ele vai se tornando cada vez mais fluído. É nesse momento então, que devemos cuspi-lo. • O líquido cuspido deve estar branco como o leite. Se ainda estiver amarelo, é sinal de que não bochechamos o tempo suficiente. • Depois de cuspir o óleo, precisamos bochechar diversas vezes com água e limpar bem os dentes com a escova. • Como o líquido cuspido é venenoso, (no líquido cuspido encontra-se grande quantidade de germes patogênicos e outras substâncias nocivas) precisamos limpar muito bem a pia! • Quando estamos bochechando com o óleo na boca, nosso metabolismo se intensifica no organismo e nosso estado de saúde fica mais estável. Em relação aos dentes, ficam mais brancos e firmes e desaparecem sangramentos de gengiva.

*Freqüência:* É melhor bochechar com óleo de girassol de manhã cedo, antes do desjejum. Para acelerar o processo de cura este método pode ser repetido três vezes ao dia, antes das refeições, com o estômago vazio. É preciso continuar este tratamento até o organismo recuperar a sua força, sua vitalidade e um sono tranqüilo. Na hora de acordar não deve haver cansaço ou bolsas debaixo dos olhos. É preciso recuperar apetite sadio, sono profundo e boa memória. Às vezes, é possível que ocorra aparente piora naquele doente que sofre de várias moléstias. Esta sensação de agravamento ocorre principalmente quando um foco de infecção começa a se desfazer, ou a influir no foco que no futuro provocaria doença grave. Por isso, não há motivo para interromper o processo de cura, mesmo aparecendo febre. A piora é sinal de que o organismo está reagindo e se recuperando. A cura ocorre durante o bochecho com óleo, sendo que cada um deve sentir quantas vezes precisa repeti-lo. Problemas agudos costumam sarar em 2 a 4 dias, problemas crônicos precisam às vezes de um ano inteiro...

O Uso de Óleos Essenciais pela Ayurveda - Medicina Indiana O Ayurveda recomenda o uso dos óleos medicinais para alcançarmos os melhores benefícios da massagem terapêutica indiana. Os óleos são nutrientes para a pele, segundo a visão oriental, pois contêm proteínas e carboidratos que são absorvidos pela epiderme e assimilados, levando à prevenção da secura (aumento de Vata) e do envelhecimento prematuro. Na Índia, costuma-se aplicar óleo regularmente no corpo para evitar picadas de insetos; nos órgãos genitais, para prevenir as infecções; no nariz, com o fim de evitar a secura; nos olhos, para limpá-los e fortalecê-los; nas orelhas, para limpá-las, e no umbigo, para curar a s ecura de todo o corpo e apaziguar o fogo do aparelho digestivo. O processo de massagem, bem como o tipo de óleo depende da constituição individual de cada pessoa. O óleo é um nutriente para a pele, já que contém proteínas, carboidratos e outros componentes essenciais que são absorvidos através dos poros e da corrente sangüínea.

Os melhores tipos de óleos são aqueles feitos com sementes de plantas cultivadas organicamente, já que são facilmente absorvidos, nutrem a pele e auxiliam na prevenção do envelhecimento. Durante a aplicação de uma massagem ayurvédica, o terapeuta deve levar em conside- ração o tipo de óleo que se adapta melhor a constituição (dosha) do paciente. Bibliografia e Links importantes: A CURA PELO ÓLEO DE GIRASSOL por DR.KARACH 2008 www.ahau.org Emília Terapias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Radio